Atendimento e Qualidade
Serviços
Exames
Tipos de Exames
Conheça os tipos de Exames que realizamos no laboratório IPCM
Anatomopatológico
Histopatológico de biópsias, peças cirúrgicas simples e complexas: consiste na análise de tecido retirado do indivíduo para fins diagnósticos. Compreende o exame de víscera(s) e segmentos; e quando de pequenas dimensões é chamado de biópsia.
Citopatológico
Citologia de líquidos e vaginal convencional: exame citopatológico, inclusive o chamado “preventivo ginecológico”, envolve uma avaliação morfológica celular determinante para a detecção por exemplo de uma pré-malignidade ou malignidade, o que quando associado a um quadro clínico específico, permite ao médico direcionar o paciente para um tratamento clínico ou cirúrgico.
O exame de colpocitologia oncótica ou preventivo do câncer do colo do útero é um dos exames citopatologicos mais realizados mundialmente, sendo também chamado de “Exame de Papanicolaou”, por conta da técnica de coloração utilizada para analisar as células ter sido criada por um médico de origem grega chamado George Papanicolaou.
Imuno-Histoquimica
A imuno-histoquímica é um exame complementar ao exame anatomopatológico, realizado em material de biópsia, que permite a detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É uma técnica que combina a análise histológica e imunológica para identificar moléculas produzidas por agentes infecciosos, ou mesmo na identificação e classificação de células específicas em uma população celular. A imuno-histoquímica pode ainda funcionar na avaliação preditiva por meio da análise da expressão de proteínas ligadas à resposta a determinados tratamentos.
Testes Moleculares
Testes moleculares em um laboratório de anatomia patológica são conjuntos de técnicas moleculares que visam identificar alterações no DNA que possam auxiliar na classificação e terapia alvo (tratamento e prognóstico) das doenças. Esses testes são realizados em blocos parafinados ou lâminas histológicas, e são complementares aos exames anatomopatológicos convencionais, fundamentais para o diagnóstico, estabelecimento do prognóstico e determinação do tratamento mais preciso para cada paciente.
Dentre os testes moleculares a serem realizados em laboratórios de anatomia patológica existem dois de extrema importância no acompanhamento clínico. O teste de hibridização in situ para detecção de RNA do vírus Epstein-Barr (“EBV-encoded RNA”, ou EBER) e a hibridização in situ para detecção de ácidos nucleicos em amostras de carcinoma invasivo (“Silver In Situ Hybridization”, ou SISH) para avaliar a amplificação do gene HER2 em cânceres gástricos e de mama. Ambos fazem parte do portfólio de exames realizados no IPCM.
Equipamentos
Tecnologia de Ponta
O Melhores Equipamentos
O IPCM dispõe de equipamentos de última geração e de marcas renomadas no mercado da patologia.
Para o processamento das amostras histopatológicas dispomos de processador de tecidos a vácuo, garantindo uma melhor preservação da amostra em um menor tempo de processamento. Nossa área técnica opera com os melhores equipamentos do mercado e anualmente passam por manutenção preventiva.
Os exames moleculares e imuno-histoquímicos são realizados em plataformas totalmente automatizadas disponibilizada pela Roche Diagnostics sendo processadas nos equipamentos:
VENTANA BENCHMARK GX IHC/ISH
VENTANA BENCHMARK ULTRA IHC/ISH
Além disso, dispomos de equipamento semi-automatizado da Dako Products Agilent para os exames de imuno-histoquímica, sendo processados nos equipamentos:
PT LINK FOR PRE-TREATMENT
AUTOSTAINER LINK 48
Optamos por trabalhar com os equipamentos da Roche Diagnostics e da Dako Products – Agilent, por serem os principais players do mercado mundial em matéria de qualidade e inovação em produtos de biotecnologia.
EQUIPAMENTOS
Conecte-se com o IPCM
Uma empresa inovadora voltada para excelência nos serviços
Dúvidas? Fale Conosco
Nossa Sede
Avenida Visconde de Souza Franco, 05
Edifício Quadra Corporate, Sala 801, Umarizal
Belém – PA.
Ligue
+91 3349-3659
Fale conosco
+91 98281-8262